SIMPÓSIO

As submissões de resumos expandidos foram prorrogadas até 15 de setembro

O evento começou em 2008, idealizado pela primeira diretora da unidade, Profa. Dra. Isabel Buttignon, intitulado "Semana de Tecnologia do Curso de Biocombustíveis da Fatec-Jaboticabal" e foi promovido, com esse nome, até 2012.

​A partir de 2013 passou a se chamar Simpósio de Tecnologia Sucroenergética e de Biocombustíveis e, em 2018, ao completar 10 anos e, com a abertura do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, recebeu o nome de Simpósio de Tecnologia Ambiental e de Biocombustíveis.

A partir de sua 11ª edição, em 2020 e, considerando-se a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, o evento passou a ter o título de Simpósio de Tecnologia Ambiental, Biocombustíveis e Marketing.

Atualmente, em sua 12ª edição, em 2022, o evento recebeu o nome de Simpósio de Tecnologia Fatec Jaboticabal (SITEC-JB), uma vez que a submissão dos resumos expandidos contempla o agrupamento de cinco áreas em consonância com as áreas que estão vinculadas à Revista Ciência & Tecnologia da Fatec-JB, pois todos os trâmites de submissão até a publicação serão realizados com essa vinculação. Os anais do evento serão publicados como suplemento no âmbito da edição 2022. A escolha de um único título considerou, ainda, a expansão já existente dos cursos da Fatec-JB, assim como a possibilidade de abertura de novos cursos.

No que diz respeito à organização das palestras, as temáticas foram agrupadas em duas áreas:

  • Tecnologia em Biocombustíveis e Tecnologia Ambiental.
  • Tecnologia em Gestão Empresarial e Tecnologia em Marketing.

​O SITEC-JB tem como objetivo promover a integração entre estudantes, pesquisadores e profissionais, além de instigar o debate de assuntos da atualidade, inerentes às áreas afins, contempladas pelo evento, assim como sua relação com a ciência, tecnologia e inovação, tanto na comunidade interna da Fatec-JB, como na comunidade externa: local, regional, nacional e, possivelmente, internacional, tal como ocorreu na última edição. Nesse contexto, o simpósio promovido pela Fatec-JB cumpre com o compromisso acadêmico-científico de disseminação do conhecimento.

RESUMO EXPANDIDO

 Em 2022, a Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani, de Jaboticabal – São Paulo – Brasil (Fatec-JB) realizará a 12ª edição do evento, o Simpósio de Tecnologia Fatec Jaboticabal (SITEC-JB), e aceitará resumos expandidos (de revisão bibliográfica e científicos) que sejam relacionados às cinco áreas agrupadas:

  • Biocombustíveis e Química.
  • Ciências Ambientais, Biológicas e Agrárias.
  • Engenharias e Tecnologias.
  • Gestão Empresarial e Marketing.
  • Multidisciplinar ou outras áreas.

As submissões acontecerão no período de 01/06/2022 a 30/07/2022, e deverão ser realizadas por meio do link de acesso ao sistema OJS de submissão de trabalho, da Revista Ciência & Tecnologia, disponível por meio do link:

 https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/about/submissions

Atenção: num primeiro momento, a submissão não está condicionada a inscrição no evento, ou seja, o processo pode ser submetido no sistema OJS da revista Ciência & Tecnologia e, posteriormente, se aprovado, será necessário se inscrever.

Não há limite de submissão de resumos expandidos, no entanto, cabe aos autores e/ou coautores (máximo 01 autor e 04 coautores por trabalho) a responsabilidade de se organizarem para as respectivas apresentações, caso os horários coincidam, pois não haverá possibilidade de alteração. O apresentador, sendo o autor principal ou não do trabalho, obrigatoriamente, deverá se inscrever no Simpósio para apresentar o trabalho. O certificado de apresentação será disponibilizado no sistema da revista apenas aos trabalhos apresentados, e será emitido em nome de todos os autores do trabalho. O certificado de aprovação e publicação será disponibilizado no site da Revista Ciência & Tecnologia, também em nome de todos os autores, por meio do link https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/declaracoes aos trabalhos cujos autores autorizaram a respectiva publicação. Para emissão, deve-se acessar o sistema com login e senha. Para isso, além dos autores serem inseridos em cada uma das submissões, devem, também, possuir cadastro no sistema. Para acessar o sistema o link é https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/login e para registrar-se no sistema o link é https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/user/register. Os autores que já possuem cadastro como autores e/ou pareceristas da revista ou da última edição do evento não precisarão fazer novamente, apenas atualizar todos os dados.

Convite: os docentes, pesquisadores e profissionais, com titulação mínima de mestre, que desejarem ser pareceristas do simpósio e/ou da revista poderão, além de selecionar, durante a realização do cadastro, a opção autor, poderão selecionar, no mesmo cadastro, a opção parecerista. Nesse caso, será possível aceitar ou recusar o convite a cada um dos trabalhos que serão enviados.

PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO

O autor responsável pela submissão precisará ter cadastro ou cadastrar-se no sistema OJS da Revista Ciência & Tecnologia da Fatec-JB https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/user/register, como autor, iniciar uma nova submissão, escolher uma das seções correspondentes e seguir todos os passos. Atenção: todos os coautores deverão ser inseridos no sistema, no ato da submissão do trabalho, e serem ordenados tal como constará na publicação do trabalho, por ordem de autoria. É de responsabilidade exclusiva do autor que fizer a submissão a inserção de todos os dados no sistema, incluindo-se os respectivos e-mails, a fim de que todos tenham acesso aos trâmites de avaliação e demais trâmites até a publicação. A inserção correta dos coautores também será utilizada para a emissão do certificado. Não haverá possibilidade de alteração desses dados após a submissão.

Além disso, o autor que fizer a submissão:

  • Deverá indicar a opção de publicar o trabalho nos anais do evento (os anais serão publicados como suplemento da edição 2022 da Revista Ciência & Tecnologia) ou, se não quiser que o trabalho seja publicado, deverá indicar a opção de apenas apresentar.
  • Ser responsável pela concordância com todos os termos do evento e da submissão, em nome de todos os demais autores.
  • Selecionar a opção para apresentação no período matutino ou noturno.
  • Indicar se o trabalho será apresentado em sala temática, com slides ou por meio de pôster científico.

Os trabalhos aceitos poderão ser apresentados em duas modalidades, à escolha dos autores:

- Em salas temáticas, por meio de slides/power point (utilizar o modelo/template do evento). Nessa opção, o(os) autor(es) deverão estar nas salas temáticas de apresentações com antecedência mínima de 10 minutos ao horário programado. Os locais e horários de cada apresentação serão disponibilizados até o dia 08 de novembro, no site do evento. A apresentação do resumo expandido deverá ser oral, por meio de slides/power point (modelo/template disponível no site do evento), e o tempo total é de 10 minutos por resumo. As apresentações serão mediadas por dois docentes da Fatec de Jaboticabal.

- Por meio de pôster científico. A área útil máxima do painel para apresentação dos pôsteres será de 0,80 cm de largura x 1,00 m de altura, que deve ser rigorosamente observada para evitar que o pôster ultrapasse a área individual. O pôster pode ser de lona ou de papel, mas será pendurado e, portanto, é obrigatório que tenha alça. Não será permitido que os pôsteres sejam colados nas paredes. Poderá ser colocado a partir do dia 09 de novembro até, no máximo, 01 hora antes da apresentação e deverá ser retirado no dia 11 de novembro, após o término do evento. As normas do pôster também estão formatadas no próprio modelo/template. Todo material necessário para fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor e/ou coautor que o apresentará, não havendo disponibilidade de material colante, como fita adesiva, tesoura, cola etc.

Todas as apresentações (slides ou pôster) serão realizadas dia 11 de novembro de 2022, na sede da Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani, em Jaboticabal – SP – Brasil, situada na Avenida Eduardo Zambianchi, nº 3, na Vila Industrial, nos seguintes horários:

  • Matutino: das 08h às 11h
  • Noturno: das 19h às 22h

Todo o processo de submissão até a publicação dos trabalhos será realizado pelo sistema OJS da Revista Ciência & Tecnologia. Os autores são responsáveis por acompanhar todo o processo e verificar o que segue:

Quaisquer dúvidas devem ser enviadas para o e-mail citec@fatecjaboticabal.edu.br e serão respondidas assim que possível, por ordem de data do recebimento.

NORMAS ESPECÍFICAS PARA A ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO E DOS SLIDES/POWER POINT PARA APRESENTAÇÃO

O resumo expandido deverá ter, no máximo, 5 (cinco) páginas, incluindo os dados iniciais, texto, figuras, tabelas e referências. A qualidade do texto (conteúdo, gramática, ortografia, digitação, formatação etc.), bem como as opiniões e conceitos emitidos no resumo expandido serão de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), inclusive o que diz respeito à Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que trata do Plágio.

Plágio

A responsabilidade de verificar o plágio é única e exclusivamente dos autores, em consonância com o que dispõe a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

No entanto, os membros do comitê científico do SITEC-JB podem utilizar o software de verificação de similaridade de conteúdo para verificação antiplágio. Nesse sentido, as submissões em que sejam identificados índices de não-originalidade serão rejeitadas. Igualmente os pareceristas do evento também são orientados a fazer essa verificação e poderão recusar os trabalhos, caso exista a detecção de plágio.

Serão observadas pelo comitê técnico-científico e pelos pareceristas, a qualidade técnica, a clareza, a relevância e a pertinência dos trabalhos ao evento. Os modelos/templates disponíveis já estão formatados no padrão exigido, mas havendo dúvida, deve-se consultar as normas para envio de resumo expandido, manual do autor e todas as normas disponíveis no sistema OJS de submissão do resumo expandido da Revista Ciência & Tecnologia, destinadas aos resumos.

As normas dos slides/power point também estão formatadas no próprio arquivo. O tamanho da letra deve ser de 20 para todo o texto, de todos os slides/power point, inclusive para o título e subtítulos, letra Times New Roman, alinhamento justificado.

As normas do pôster estão formatadas no próprio modelo/template e devem ser observadas e seguidas com rigor.

Termo de originalidade - os autores declaram estar cientes sobre as normas de publicação no SITEC, que orienta sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para não fazer o uso do plágio. Portanto, são os únicos responsáveis pelas consequências legais cabíveis em caso de detectado PLÁGIO (Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20 de fevereiro de 1998, Seção I, pág. 3) e assumem integralmente quaisquer tipos de consequências, em quaisquer âmbitos, oriundas da publicação do resumo expandido. O termo de originalidade deve possuir assinatura digital do autor e dos coautores e deverá ser postado separadamente do trabalho.

Divulgação do nome e dados de empresas, organizações, pessoas etc. – os autores são os únicos responsáveis pela divulgação de nomes, dados, informações, ilustrações, tabelas e demais dados de empresas, organizações, pessoas etc. Têm ciência de que essas divulgações precisam de autorização formal, cujo modelo também deve ser postado separado do trabalho e deve possuir a assinatura digital do responsável pela empresa.

Declaração de Direito Autoral

 Os direitos autorais dos resumos expandidos publicados pertencem ao SITEC-JB, sendo que as obras dos anais do evento ou novas obras oriundas dos resumos expandidos que forem publicados, devem conter menção ao(s) autor(es) e ao SITEC-JB, com as devidas citações e referências.

No site https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/simposio encontram-se disponíveis os modelos/templates dos resumos expandidos, dos slides/power point para apresentação nas salas temáticas e do pôster científico.

Observação: os modelos/templates poderão ser adaptados às necessidades de cada pesquisa, no que tange às inserção ou exclusão de seções e subseções.

CRONOGRAMA PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

 Quadro 1 – Cronograma para submissão e publicação de resumos expandidos nos anais do Simpósio

FASES

DATAS

PROCEDIMENTOS

RESPONSÁVEIS

1

01/06/2022 a 30/07/2022

Prorrogada até 15 de setembro

Chamada para submissão de resumos expandidos

Conselho Editorial

2

Fluxo contínuo até 15/09/2022

Prorrogada até 30 de setembro

Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Editorial

Conselho Editorial

3

Fluxo contínuo até 15/09/2022

Prorrogada até 30 de setembro

Análise dos trabalhos submetidos ao Conselho Consultivo

Conselho Consultivo

Pareceristas

4

Fluxo contínuo até 30/09/2022

Prorrogada até 30 setembro

Devolução dos trabalhos aos autores para correções

Editora responsável

Desenvolvedor do sistema

5

Fluxo contínuo até 30/09/2022

Prorrogada até 30 de setembro

Devolução dos trabalhos revistos pelos autores

Autores

6

Fluxo contínuo até 30/10/2022

Prorrogada até 07 de novembro

Avaliação final dos trabalhos aprovados

Editora responsável

Desenvolvedor do sistema

7

Até 08 de novembro

Divulgação dos horários das apresentações no site

Editora responsável

Desenvolvedor do sistema

8

11/11/2022

Apresentações dos trabalhos no SIMPÓSIO – salas temáticas – períodos matutino e noturno

Autores

Mediação dos docentes

9

Novembro/2022 a março/2023

Editoração dos resumos expandidos para os anais científicos do SIMPÓSIO

Editora responsável

10

Até 31/03/2023

Publicação dos anais

Editora responsável

Desenvolvedor do sistema

Fonte: Comitês organizador e científico do SITEC (2022)

Certificado de mérito

Serão emitidos certificados de mérito ao melhor resumo expandido de cada uma das 05 áreas que foram agrupadas:

  • Biocombustíveis e Química
  • Ciências Ambientais, Biológicas e Agrárias
  • Engenharias e Tecnologias
  • Gestão e Marketing
  • Multidisciplinar ou outras áreas

INSCRIÇÕES

As inscrições seguem o cronograma do evento.

​​Data do evento: 09, 10 e 11 de novembro de 2022.

Envio dos resumos expandidos: até 30 de julho de 2022.

Em breve será disponibilizada a programação completa das palestras.

 

Os documentos e modelos/templates para download estão disponíveis a seguir:

Clique aqui para fazer download das NORMAS PARA ENVIO DE RESUMO EXPANDIDO: manual do autor 

Clique aqui para fazer download do modelo/template do resumo expandido

Clique aqui para fazer download do modelo/template dos slides/power point para apresentação nas salas temáticas

Clique aqui para fazer download do modelo/template do pôster científico para apresentação