COMPLEMENTAÇÃO DE NITRATO DE AMÔNIO PARA ÁREAS DE CANA-DE-AÇÚCAR COM POTENCIAL RISCO DE GEADA

Autores

  • Rodrigo Garcia Brunini Doutor em ciência do solo pela FCAV/UNESP. Docente do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES. Engenheiro Agrônomo.
  • Gilmar da Conceição Auxiliar de processos agrícolas, Grupo São Martinho. Engenheiro agrônomo pelo ITES/Taquaritinga. gilmar.g25@hotmail.com. (16) 3981-9000 - Ramal 9361.

Palavras-chave:

adubação nitrogenada, danos pelo frio, produção, Saccharum officinarum L.

Resumo

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, sendo estimada para a safra 2017/18, uma produção superior a 647,6 milhões de toneladas da cultura. No entanto, diversas áreas produtivas veem apresentando potencial risco de geada, condição que tem causado sérios danos morfofisiológicos às plantas, afetando diretamente sua produção no campo e o rendimento econômico do setor sucroalcooleiro. Objetivou-se com este trabalho avaliar à produtividade da
cultura da cana-de-açúcar, cultivada em áreas com potencial risco de ocorrência de geadas em resposta a complementação na adubação nitrogenada de cobertura, visando diminuir os danos causados pelas baixas temperaturas. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos, com dois tratamentos e dez repetições em duas áreas experimentais, sendo o tratamento. A (adubação com 150 Kg ha-1 de Nitrato de amônio) e o tratamento B representa a testemunha, sem nenhum tipo de complementação nitrogenada. Foram realizadas avaliações morfológicas das plantas durante a fase de perfilhamento e maturação para comparar a produtividade das parcelas. Os resultados obtidos com esta pesquisa apontam que a cana-de-açúcar afetada pela geada não apresentou ganhos significativos de produtividade em toneladas por hectare, com o fornecimento complementar de fertilizante mineral nitrato de amônio, sugerindo que este tipo
de manejo adotado pelos produtores não auxilia na diminuição de perdas da cultura provocadas pelas baixas temperaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

20/12/2018

Como Citar

BRUNINI, R. G.; DA CONCEIÇÃO, G. COMPLEMENTAÇÃO DE NITRATO DE AMÔNIO PARA ÁREAS DE CANA-DE-AÇÚCAR COM POTENCIAL RISCO DE GEADA. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 65-79, 2018. Disponível em: https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/article/view/6. Acesso em: 11 maio. 2021.

Edição

Seção

Agronomia e/ou Engenharia Agrícola