TIPOS DE COLHEITA E A QUALIDADE DA CANA PARA A INDÚSTRIA

Autores

  • Afonso Pereira Ruivo Graduado em Tecnologia em Biocombustíveis pela Fatec Jaboticabal.
  • Gisele Cristina Ravanelli Doutora em Microbiologia Agropecuária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias –Unesp/Jaboticabal. Docente da Fatec de Jaboticabal. Eng. agrônoma.
  • Leonardo Lucas Madaleno Doutor em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias –Unesp/Jaboticabal. Docente da Fatec de Jaboticabal. Eng. agrônomo. Endereço

Palavras-chave:

Análises tecnológicas, Matéria-prima, Operação de colheita, Saccharum spp

Resumo

O tipo de corte realizado na colheita pode afetar a qualidade da cana entregue à usina. O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de diferentes tipos de cortes na qualidade da matéria-prima, no período de junho a agosto na safra 2010/2011. Os tratamentos estudados foram os tipos de corte: cana queimada e manual; crua e manual; queimada e mecanizada e, crua e mecanizada. O caldo e a cana foram submetidos a análises tecnológicas e foi empregado método estatístico de análise multivariada em componentes principais para avaliação dos tratamentos. Os resultados indicaram que houve amostras colhidas da mesma forma que apresentaram as melhores e piores características tecnológicas simultaneamente. Portanto, concluíram-se que há outros fatores envolvidos como o planejamento, fatores climáticos e de operação da colheita, acima do método escolhido, que podem aumentar ou diminuir a qualidade da matéria-prima ofertada à indústria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

20/12/2015

Como Citar

RUIVO, A. P.; RAVANELLI, G. C.; MADALENO, L. L. TIPOS DE COLHEITA E A QUALIDADE DA CANA PARA A INDÚSTRIA. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 7, n. 1, 2015. Disponível em: https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/article/view/39. Acesso em: 11 maio. 2021.

Edição

Seção

Agronomia e Enga. Agrícola e Meio Ambiente e Agrárias