PROJETO DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC VISANDO A MAXIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR

Autores

  • Alex Zerbinatti Gimenez Mestrado em Engenharia de Biomateriais e Bioprocessos – Unesp – Campus de Araraquara; Tecnólogo em Biocombustíveis pela Fatec Nilo De Stéfani de Jaboticabal – SP - Brasil
  • Rita de Cássia Vieira Macri Prof. Me. da Faculdade de Tecnologia Nilo De Stéfani de Jaboticabal (Fatec-JB) – São Paulo – Brasil https://orcid.org/0000-0001-6059-6115

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v13i1.201

Resumo

Em busca de melhorias contínuas para atender um mercado cada vez mais exigente as empresas buscam desenvolver e aplicar ferramentas da engenharia da qualidade. Estas ferramentas quando aplicadas de forma eficiente, possibilitam solucionar problemas, bem como evitar desperdícios, aumentar a produção e reduzir custos. Uma unidade sucroenergética localizada no município de Nova Europa-SP, produtora de açúcar e etanol visando maximizar a sua produção de açúcar para o aumento do ganho financeiro, propôs a aplicação da metodologia SIX SIGMA através da ferramenta DMAIC para a safra 20/21. O objetivo geral deste estudo é aplicar e avaliar a utilização do método DMAIC, Define (definir), Measure (medir), Analyze (analisar), Improve (aperfeiçoar) e Control (controlar) assim como a sua eficácia no processo de produção. Para tanto foi designada uma equipe e realizadas reuniões mensais para a aplicação, monitoramento e controle das ações definidas no plano, seguindo um roteiro estruturado. Foi realizado um brainstorming com as principais causas que impactam diretamente na queda de produção. Através da ferramenta dos 5 porquês foi possível localizar a causa raiz do problema e de uma matriz de impacto x esforço foi possível priorizar os problemas a serem solucionados. Foi elaborado então um plano de ação de acordo com o método DMAIC que possibilitou o aumento da produção de açúcar superando o planejamento inicial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ROTONDARO, R. et al. Seis Sigma: Estratégia Gerencial para a Melhoria de Processos, Produtos e Serviços. São Paulo: Atlas, 2006

BEHR, A.; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ci. Inf., Brasília, v. 37, n. 2, agosto de 2008. Disponível em: Acesso em 02/032018.

CARVALHO, Marly Monteiro. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

CORONADO, R.B., Antony, J. Critical success factors for the successful implementation of Six Sigma projects in Organizations. The TQM Magazine, v.14, pp. 92-99, no.2, 2002.

DONADEL, Daniel C. Aplicação da metodologia DMAIC para redução de refugo em uma indústria de embalagens. São Paulo, 2008. 122 p.

DEOLINDO, V. Planejamento Estratégico em Comarca do Poder Judiciário. Dissertação (Mestrado „, J. et al. Study on screw drill wear when drilling X6Cr16Ni8Mo stainless steel. Journal Manufacturing Engineering, v.2, p.17-20, 2011.

LUCINDA, Marco Antônio. Qualidade fundamentos e práticas para curso de graduação. Rio de Janeiro. Editora Brasport, 2010.

OUCHI, Fabio Y. Estudo do DFSS (Design for Six Sigma). Dissertação. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.

RISSI, Leandro. Aplicação da metodologia 6 sigmas para a resolução do problema da falta de acurácia no estoque de uma empresa. Tese (Conclusão de curso em engenharia de produção) – Universidade de São Paulo, São Carlos. 2007.

WERKEMA, Cristina. Criando a Cultura Seis Sigma. Belo Horizonte: Werkema, 2004.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

ZERBINATTI GIMENEZ, A.; VIEIRA MACRI, R. de C. . PROJETO DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC VISANDO A MAXIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 213-225, 2021. DOI: 10.52138/citec.v13i1.201. Disponível em: https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/article/view/201. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Biotecnologia.