OS TRENDSETTERS PARA A FORMULAÇÃO DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS COM INSERÇÃO DE SOFT SKILLS NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA

Autores

  • Diógenes Bosquetti Professor Pós-Doutor em Física Teórica, Gestor Pedagógico Regional da Região de Franca/Barretos/Ribeirão Preto; Professor da Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho/SP

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v13i1.170

Palavras-chave:

Ensino Superior Tecnológico., Trendsetters., Soft Skills., Empregabilidade, Centro Paula Souza

Resumo

O mundo do trabalho atual se apresenta bastante complexo, diversificado e competitivo, exigindo profissionais cada vez mais qualificados, seja em competências técnicas quanto pessoais. Em muitos casos, profissionais são contratados por apresentarem boas qualificações técnicas, mas demitidos pela ausência das competências socioemocionais e não cognitivas. Mediante tal cenário, é necessário realizar uma reformulação dos itinerários formativos desses cursos, com a inclusão dessas competências, sem perda na qualidade técnica. Tal desafio é lento e criterioso, passando por diversas etapas e estágios, até seu completo amadurecimento. Para isso, uma série de fatores permeiam o processo, cada um tendo sua importância, visão e conhecimentos pertinentes e relevantes ao processo de estruturação do projeto pedagógico do curso. Eles devem ser conhecidos e harmonizados para que a construção pedagógica seja significativa e coerente. Para isso, concessões, diálogos devem acontecer em tempo hábil, para que o projeto pedagógico não esteja obsoleto ao ser terminado. Os principais fatores contribuintes nessa reestruturação estão apresentados nesse artigo.

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Publicado

20/12/2021

Como Citar

BOSQUETTI, D. . OS TRENDSETTERS PARA A FORMULAÇÃO DE ITINERÁRIOS FORMATIVOS COM INSERÇÃO DE SOFT SKILLS NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 32-55, 2021. DOI: 10.52138/citec.v13i1.170. Disponível em: https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/article/view/170. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Engenharias, Tecnologias e Gestão.