FATORES QUE AFETAM A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52138/citec.v12i1.113

Palavras-chave:

Contaminação Bacteriana, Temperatura, Tempo de Fermentação, pH

Resumo

Entre diversas fontes de energias renováveis produzida no país, o etanol fabricado a partir da cana-de-açúcar ocupa uma posição de destaque. Sendo assim, o etanol é um fator econômico importantíssimo, conduzindo a interesses internos e externos. Esse processo só teve seu melhoramento por conta dos avanços tecnológicos, tanto na área agrícola, como na industrial. Com o processo fermentativo não poderia ser diferente, a partir do melhoramento do sistema em batelada alimentada e contínuos com utilização de centrífugas, com recirculação e tratamento de fermento, aliado a seleção de leveduras de alta capacidade fermentativa e melhorias nos processos de destilação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL F.S Influência Conjunta do pH, Temperatura e Concentração de Sulfito na Fermentação Alcoólica de Mosto de Sacarose. Universidade Federal de Uberlândia,2009.

ARAVÉCHIA P.R. Estudo da Influência da Pureza do Xarope e Mel Final Resultante de Produção de Açúcar na Contaminação do Processo Fermentativo e Seletividade do Meio. IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Matão, 2013.

CRUZ, M.L; RAMINHO, M.L.F; CASTRO, A.L.M.; GUIDINI, C.Z; RESENDE, M.M de; RIBEIRO, E.J.. Estudo da influência da Temperatura na Resistência ao Etanol da Levedura Saccharomyces cerevisae Y904. XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014.

NAVES R.F; FERNANDES F.S; PINTO O.G; NAVES P.LF. Contaminação Microbiana nas Etapas de Processamento e sua Influência no Rendimento Fermentativo em Usina Alcooleira. Enciclopédia Biosfera, 2010.

REIS H.B; RIBEIRO E.J. Influência Conjunta do pH, Temperatura e Concentração de Sulfito em Fermentação Alcoólica de Mostos de Sacarose. IX encontro e XIII seminário de iniciação cientifica, 2009.

SOUSA J.L.U; MONTEIRO R.A.B. Fatores Interferentes na Fermentação Alcoólica para a Produção de etanol, 2012.

Publicado

23/12/2020

Como Citar

PEREIRA, D. A.; MACRI, R. de C. .; GIMENEZ, A. Z. . FATORES QUE AFETAM A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA. Ciência & Tecnologia, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 44-55, 2020. DOI: 10.52138/citec.v12i1.113. Disponível em: https://citec.fatecjaboticabal.edu.br/index.php/citec/article/view/113. Acesso em: 19 abr. 2021.

Edição

Seção

Biocombustíveis.