A EQUAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO CENTRO PAULA SOUZA

  • Diógenes Bosquetti Pós-Doutor em Física Teórica pela Universitat Politécnica de Valéncia – Espanha. Docente da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Sertãozinho – SP – Brasil. Gestor Pedagógico Regional de Ribeirão Preto/Franca/Barretos.
Palavras-chave: Cursos de Graduação em Tecnologia, Metodologia de Análise, Indicadores de Avaliação e Pontuação, Equações Matemáticas

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade obter uma equação matemática que sintetiza a soma de todos os indicadores presentes na Instrução Normativa CESU no 3/2018, a qual estabelece as dinâmicas, parâmetros e metodologia de avaliação de todos os Cursos Superiores de Tecnologia das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). A partir da promulgação deste documento, todos os Cursos de Graduação Tecnológica passaram a ser avaliados e pontuados semestralmente por meio de até cinco indicadores, distribuídos entre indicadores de entrada, de evasão e de conclusão escolar. Para o equacionamento do problema, cada um destes indicadores foi tratado de forma separada, respeitando suas definições, particularidades e pontuações atribuídas e especificadas na Instrução Normativa. O somatório dos indicadores faz com que os Cursos Superiores de Tecnologia das Fatecs sejam divididos em três grandes grupos, cada um deles associado a uma cor: Cursos com a cor verde significa atendimento às metas e objetivos do Ceeteps; Cursos com a cor amarela satisfazem apenas parcialmente tais metas e objetivos e, finalmente; Cursos com a cor vermelha necessitam de extrema atenção, pois se encontram fora das especificações esperadas para os mesmos, de acordo com tal metodologia. Assim sendo, espera-se que tal equação possa contribuir para que as Unidades de Ensino possam melhor entender e prevenir situações de não atendimento aos mesmos.

Publicado
20/12/2019
Seção
Multidisciplinar